Uma placa tectônica nada mais é do que uma porção de litosfera que é limitada em suas extremidades pelas chamadas zonas de convergência.
Com os recentes terremotos ocorridos no Nepal, que mataram milhares de pessoas e que comoveram o mundo todo, cresceu a preocupação das autoridades do mundo em relação a este tipo de evento natural tão devastador.
E nas pessoas, cresceu o interesse por questões relacionadas às origens dos terremotos, especialmente em relação ao que ocorre no interior de nosso planeta.
Portanto, nas próximas linhas nós vamos procurar mostrar um pouco mais sobre as placas tectônicas, que são as principais responsáveis pela ocorrência de terremotos em diversas regiões do mundo.
Uma placa tectônica nada mais é do que uma porção de litosfera que é limitada em suas extremidades pelas chamadas zonas de convergência, bem como também pelas chamadas zonas de subducção e pelas zonas conservativas.
Atualmente, o planeta Terra apresenta um total de 15 placas tectônicas principais, que são acompanhadas por uma série imensa de outras placas menores, que são chamadas de sub-placas.
Há uma teoria, chamada popularmente em algumas regiões do mundo de “Teoria das Placas Tectônicas”, que defende que elas são criadas nas chamadas zonas de divergência, que também são conhecidas por zonas de rifte, sendo consumidas pelas zonas de subducção.
Pois em relação aos terremotos, é nas chamadas zonas de fronteira entre as placas tectônicas, que os especialistas registram a maior parte dos eventos deste tipo no mundo.
Estas zonas de fronteira também registram uma maior incidência de erupções vulcânicas, o que faz delas regiões extremamente perigosas para as populações humanas ali instaladas.
Com um total de 15 placas principais, é possível determinar que todo o leito oceânico está em constante movimento, mostrando que a Terra como um todo se movimenta sempre.
A lista das 15 placas tectônicas principais: Placa Africana, Placa da Antártida, Placa Arábica, Placa Australiana, Placa das Caraíbas, Placa de Cocos, Placa Euroasiática, Placa das Filipinas, Placa Indiana, Placa de Juan de Fuca, Placa de Nazca, Placa Norte-Americana, Placa do Pacífico, Placa de Scotia e Placa Sul-Americana.
Já a lista das placas menores é bem maior, sendo subdividida, fazendo com que a nomenclatura inclusive seja divergente entre os especialistas.
Há ainda algumas placas antigas, como a famosa Placa de Moa e não menos famosa Placa da Ciméria, que tiveram papel decisivo em alguns dos eventos mais importantes da História da humanidade, acarretando terremotos importantes e movimentando populações inteiras.
Matemática - Enem
O curso de Matemática prepara você para o Ensino Nacional do Ensino Médio (ENEM), de forma didática e explicativa.
Curso Grátis
Física - Enem
O curso de Física prepara você para o Ensino Nacional do Ensino Médio (ENEM), de forma didática e explicativa.
Curso Grátis
Química - Enem
Apresenta Curso de Química - Enem.
Curso Grátis
Inglês - Enem
O curso de Inglês prepara você para o Ensino Nacional do Ensino Médio (ENEM), de forma didática e explicativa.
Curso Grátis
O golpe militar de 1964 levou a população brasileira a vivenciar um dos...
A linguagem coloquial e suas esferas de circulação
A coloquialidade faz parte do nosso cotidiano, pois é dessa forma que mais...
54 anos da renúncia de Jânio Quadros
Jânio da Silva Quadros nasceu no dia 25 de janeiro de 1917 na cidade de São...
61 anos do suicídio de Getúlio Vargas
Ele foi um advogado e também político brasileiro, foi também um líder civil...