Um novo ano letivo bate a nossa porta, então, fica a pergunta: o que fazer para não cometermos os mesmos erros do ano anterior?
Um novo ano letivo bate a nossa porta, então, fica a pergunta: o que fazer para não cometermos os mesmos erros do ano anterior? Acredito que, primeiramente, o objetivo deva ser termos a certeza dos pontos os quais foram negligenciados; afinal, nada construímos em nossa caminhada estudantil quando não temos foco e objetivos traçados previamente. Certo?
Sabemos que existem pontos importantíssimos a serem levados em conta e que fogem ao controle do estudante; um deles é a parceria da família no dia a dia. É muito importante para os estudantes perceberem que os pais estão envolvidos com seus estudos; dar estrutura física para que os estudos aconteçam em casa, participem das reuniões pedagógicas que tanto auxiliam aos pais e aos alunos no andamento de como caminha a sua evolução em termos de aprendizagem.
Hoje existem inúmeros recursos que, se mal usados, tiram o foco dos estudos essenciais, que são: rever aquilo que estudamos no dia, preparar as tarefas dadas pelos professores; se for em grupo, determinar um número de componentes – que deverá ser no máximo seis e mínimo 4 para que realmente o objetivo do trabalho flua, o objetivo do trabalho em grupo é partilhar conhecimento. Os horários de sono respeitados, para que no dia seguinte haja um bem-estar físico e mental. A alimentação também entra como uma enorme parceira neste contexto, pois o cérebro precisa de combustível.
Feitos os devidos ajustes, cabe a cada um assumir as suas responsabilidades e colocá-las em prática; outro ponto a ser trabalhado deverá ser com relação às dificuldades que aparecerão, pois fazem parte da trajetória, caso ocorram não podemos ignorá-las é procurar o professor e esclarecê-las. Refiro-me àquelas que se apresentam quando conhecemos algo novo.
A organização e a disciplina são pontos indispensáveis em todas as etapas de nossa vida; assim procedendo, irá nos preparar para qualquer dificuldade que vier transpor o caminho.
Outro ponto de grande importância é formarmos um grupo de estudos, pois as mentes dominam de forma diferente as suas aprendizagens e a troca facilita sobre maneira essa parceria ao estudarmos.
É muito importante estarem sempre motivados ao estudo e traçarem metas que tenham a certeza que poderão alcançá-las para que não se frustrem. Sempre que perceberem que estão cansados física e mentalmente, deem aquela paradinha estratégica de 20 minutos para recomporem suas energias.
Após o descanso, retomem com força total e concluam sempre aquilo que deram início ao estudo daquele dia o cérebro é uma máquina que tem uma engrenagem perfeita em que todos os ciclos devem sem concluídos para que a aprendizagem seja efetiva.
Vá se preparando com os Cursos pré-vestibular do iPED e fique fera!
Bons Estudos.
Física - Enem
O curso de Física prepara você para o Ensino Nacional do Ensino Médio (ENEM), de forma didática e explicativa.
Curso Grátis
Matemática - Enem
O curso de Matemática prepara você para o Ensino Nacional do Ensino Médio (ENEM), de forma didática e explicativa.
Curso Grátis
Geografia - Enem
O curso de Geografia prepara você para o Ensino Nacional do Ensino Médio (ENEM), de forma didática e explicativa.
Curso Grátis
Português - Enem
O curso de Português prepara você para o Ensino Nacional do Ensino Médio (ENEM), de forma didática e explicativa.
Curso Grátis
O golpe militar de 1964 levou a população brasileira a vivenciar um dos...
A linguagem coloquial e suas esferas de circulação
A coloquialidade faz parte do nosso cotidiano, pois é dessa forma que mais...
54 anos da renúncia de Jânio Quadros
Jânio da Silva Quadros nasceu no dia 25 de janeiro de 1917 na cidade de São...
61 anos do suicídio de Getúlio Vargas
Ele foi um advogado e também político brasileiro, foi também um líder civil...