Diferença entre coaching e consultoria

Hoje em dias as palavras coach, mentor e consultor estão sendo muito usadas. Vamos entender mais sobre o assunto?

Hoje em dias as palavras coach, mentor e consultor estão sendo muito usadas. Mas ainda é pouco falado sobre o que significa cada uma delas e quais as suas diferenças. Por isso, neste artigo você vai encontrar as diferenças entre eles e também saberá do que se tratacada um deles.

Diferença entre coaching e consultoria

Qual a diferença entre eles?

Coach

O coach é o profissional que pode ter diversos tipos de formação, como psicologia, administração de empresas, pedagogia, letras, engenharia, medicina, publicidade, direito, enfim, qualquer tipo. Mas é necessário ter a formação específica em coaching. E o coaching é um trabalho que muitas pessoas podem confundir com o de um psicólogo. Mas não é nada disso. Um coaching atua com o objetivo de apoiar e também de incentivar o crescimento do seu coachee (cliente) por meio da motivação, da elaboração de um plano de ação e do acompanhamento das ações efetivamente realizadas. Um exemplo disso é uma pessoa que está insatisfeita com o próprio peso e não tem força de vontade para emagrecer. Ao procurar por um choach ele fará o trabalho de orientar motivacionalmente e também vai acompanhar todo o processo de emagrecimento do cliente.

Diferença entre coaching e consultoria

Mentor

Mentor significa orientador, é aquele que tem o objetivo de guiar com determinada intenção ou propósito. De acordo com os dicionários, mentor é um conselheiro sábio, protetor e financiador. O mentor tem o objetivo de oferecer suporte, orientação, inspiração e também coragem para que a pessoa que o procure consiga atingir osobjetivosalmejados.

Dessa forma, o mentor realiza um tipo de trabalho em queo clientegeralmente é visto como um aprendiz, ondeafunção do contratante é a de estar ali para aprender e também conseguir absorver o máximo possível dos ensinamentos do seu ‘mestre’.

Consultor

Ao pé da letra, consultor nada mais é do que dar ou também receber conselhos. E uma pessoa especializada em consultoria significa que ela tem o objetivo de fornecer determinado serviço qualificado especializado do tema.

 Ao contrário do que muitos pensam, não existe uma formação única para ser consultor. Há engenheiros, administradores, psicólogos, educadores físicos, sociólogos, contadores, economistas, entre outros que atuam nesta área. O consultor oferece um serviço de apoio a indivíduos (tanto para pessoas físicasquanto jurídicas), que por meiode uma análise consegue diagnosticar as dificuldades e assim auxiliar na tomada de decisões, indicar, aconselhar e também implantar soluções que possam garantir grande impacto sobre os resultados desejados.

Existem dois tipos de consultoria: interna e externa.

 A interna somente ocorre para as organizações e é feita por um consultor que seja funcionário da empresa, pois dessa forma ele já conhece a estrutura da empresa. A consultoria externa é realizada por um profissional autônomo ou por uma empresa que reúne consultores de várias especialidades. Geralmente, costuma ser um trabalho de meses ou até mesmo de anos. Este é um excelente recurso para empresas ou pessoas que necessitam de ajuda urgente para conseguirem se organizar melhor e também tomar decisões muito importantes.