Veja qual é a verdadeira importância da pesquisa de mercado para a condução de uma empresa, tanto no mercado convencional, quanto no mercado digital!
Para quem tem uma empresa, seja no mercado convencional, seja no mercado digital, conhecer o mercado para atuar e para direcionar as ações pode ser fundamental, representando a diferença entre ter sucesso ou fracassar.
E por este motivo, é fundamental que se saiba qual de fato é a verdadeira importância da pesquisa de mercado para a condução de uma empresa, tanto no mercado convencional, quanto no mercado digital, que é onde está a maior parte das oportunidades nos dias de hoje.
Primeiramente, para entender a importância da pesquisa de mercado para uma empresa, é fundamental entender que ela representa uma visão ampla das coisas, que permite ao empresário visualizar tudo de modo mais claro.
As ações serão direcionadas por conta desta visão mais ampla, colocando a pesquisa de mercado uma das coisas mais preponderantes para o sucesso de qualquer empresa, em qualquer mercado.
Esta visão ampla não mostra uma fotografia apenas do público-alvo, mas também de todo o processo, o que envolve inclusive a própria empresa, além do produto que é oferecido e também a concorrência.
Seguindo a tese defendida pelo livro A Arte da Guerra, de Sun Tzu, a pesquisa de mercado também é fundamental por permitir que seja realizada a observação da concorrência.
Ou seja, a pesquisa de mercado é uma verdadeira ferramenta para quem deseja observar a concorrência, percebendo o que está sendo feito de bom e que talvez mereça uma releitura e também observando o que se pode fazer para melhorar serviços, principalmente com os erros dos adversários, mas também com os seus acertos.
A pesquisa de mercado pode ser fundamental por diversos motivos, como você já pode ter percebido, mas é fundamental que se saiba que há pelo menos dois tipos de pesquisa de mercado existentes.
O primeiro é a pesquisa de mercado primária, que, como o nome já indica, é um tipo de pesquisa feito num momento mais inicial das coisas, coletando informações sobre as vendas, entre outras coisas, além da produção de marketing.
O segundo atende pelo nome de pesquisa de mercado secundária, que também, por conta de seu nome, é feita com base num segundo momento do processo, usando sempre como base dados já existentes, fornecidos pelo IBOPE ou pelo IBGE, por exemplo.
Ambos os tipos de pesquisa de mercado são extremamente úteis para as empresas dos mais variados segmentos de mercado.
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