O que é o Antigo Testamento?

O Antigo Testamento, que também é chamado de Velho Testamento, nada mais é do que a compilação composta pelas Escrituras Hebraicas. Aprofunde-se!

Muitas pessoas já ouviram falar sobre o Antigo Testamento, mas nem todas elas sabem ao certo determinar o que vem a ser de fato o Antigo Testamento que é tão falado, especialmente nas religiões cristãs Neo Pentecostais, tão comuns no Brasil atualmente.

Por isso, vamos falar um pouco mais sobre o Antigo Testamento, procurando lançar luz sobre alguns dos eventos mais importantes que são retratados nesta parte tão icônica da Bíblia Sagrada.

Escrituras Hebraicas

O que é o Antigo Testamento?

O Antigo Testamento, é a compilação composta pelas Escrituras Hebraicas, contendo 46 livros.

Ele é considerado a primeira grande parte da Bíblia Cristã, sendo que a segunda grande parte é chamada de Novo Testamento. O Antigo Testamento também é conhecido por ser a totalidade do que se entende por Torá, que é a Bíblia Hebraica.

Para os cristãos o Antigo Testamento tem seu conteúdo dividido nas seguintes categorias: Lei, História, Poesia (Livros de Sabedoria) e Profecias, sendo que esta divisão difere da que é usada pela tradição hebraica.

Para os hebreus, o Antigo Testamento é também conhecido pelo acrônimo Tanakh, que ressalta as divisões válidas para eles: Livros da Lei (Torá), Livros dos Profetas (Nevi’im) e os Escritos (Ketuvim).

Principais livros

Há no Antigo Testamento, os livros do Pentateuco (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio), os Livros Históricos (Josué, Juízes, I Samuel, II Samuel, I Reis, II Reis, I Crônicas, II Crônicas, que a Septuaginta e a Vulgata), os Livros Poéticos e Sapienciais (Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria e Ben Sirac ou Eclesiástico) e os Livros Proféticos, dos primeiros profetas e dos profetas menores.

É nos Livros Proféticos, por exemplo, que para muitos a chegada de Jesus Cristo é prevista, além de outras muitas previsões e profecias importantes para a humanidade como um todo.

Portanto, para os cristãos de um modo geral, o Antigo Testamento é uma leitura obrigatória, entre outras coisas, por contar e narrar a trajetória da humanidade pré Jesus Cristo.

O que é o Antigo Testamento

Para quem quiser se aprofundar mais...

Pois se você é uma das pessoas que deseja se aprofundar mais no entendimento sobre o Antigo Testamento, vamos dizer que uma boa opção será o Curso Online do Antigo Testamento, que foi desenvolvido e que é oferecido pela iPed.

Este curso apresenta um detalhamento sobre todos os principais livros do Antigo Testamento, sendo que seu conteúdo aborda praticamente todos os temas, indo desde o Êxodo até Cantares de Salomão.

Este curso online é oferecido aos interessados em duas opções de planos, sendo a primeira o Plano Grátis (20 horas) e a segunda o Plano Plus (80 horas).


Cursos Relacionados

Comentários

Mais Artigos de Ensino Religioso

Dia Mundial de São Bartolomeu Dia Mundial de São Bartolomeu

Segundo a bíblia, São Bartolomeu teria morrido com o corpo totalmente...

Natureza: tratamento para a alma Natureza: tratamento para a alma

Deus se revelava na harmonia que existe no cosmos e em cada parte da...

Como se dá a utilização do dízimo? Como se dá a utilização do dízimo?

De acordo com o Antigo Testamento, o dízimo surgiu com a Lei de Moisés, que...

Curiosidades sobre o antigo testamento Curiosidades sobre o antigo testamento

Há algumas curiosidades sobre o antigo testamento que podem nos fazer pensar...