Há algumas curiosidades sobre o antigo testamento que podem nos fazer pensar e adquirir novos conhecimentos que hoje são deixados de lado. Confira!
Antes que existisse qualquer livro de autoajuda, motivacional ou algum parecido, a Bíblia já trazia grandes histórias. Algumas sempre trouxeram grandes ensinamentos ao mundo e às pessoas, que podem interpretá-las de maneiras diferentes e encontram no Antigo testamento, a essência de muita coisa.
Há algumas curiosidades sobre o antigo testamento que podem nos fazer pensar e adquirir novos conhecimentos que hoje são comumente encontrados nas prateleiras das livrarias e vendidos como descobertas atuais. Quem explorar melhor os livros contidos pode encontrar motivação, fé, esperança, histórias de superação, milagres e uma série de revelações que parecem fruto da imaginação, mas são verdades históricas que proporcionam ensinamentos profundos.
- Você sabia que o livro de Deuteronômio nasceu para se ensinar aos homens como viver o amor em todas as circunstâncias da vida - pessoal, social, política e religiosa? E que as leis indicadas neste livro da Bíblia, que se encontra no Antigo Testamento, são poderosos mandamentos para quem quer melhorar suas relações pessoais e até mesmo com a natureza? Tais leis não foram feitas à toa , pois são verdadeiras orientações para produzir afinidades justas e fraternas dentro de uma sociedade , onde todos possam aprender.
- Você sabia que o livro de Esther não é propriamente uma narrativa histórica? É também uma espécie de conto que busca criar condições de sobrevivência para que se pense numa política, onde a luta pela justiça ganhe espaços e as pessoas recuperem a esperança.
- Você sabia que o livro de Tobias foi feito para ensinar as pessoas a confiarem na providência divina e a praticarem a oração, como uma maneira de se conectar a Deus e entender que não estamos sozinhos?
- Poucos estudam a fundo o livro do Novo Testamento, mas está escrito no início dos livros sapienciais que a experiência comum do povo é lugar da manifestação de Deus. Estas obras são um convite para darmos atenção às nossas ações do cotidiano e para aprendermos a articular nossa experiência de vida e história.
- O livro de Jó é um convite para nos libertar da prisão das ideias feitas e continuamente repetidas. Ele nos pergunta se estamos dispostos a abandonar as tradições para nos solidarizarmos com quem necessita, e assim fazermos uma experiência com Deus ,através de atos concretos.
- O livro dos Salmos é feito para qualquer situação. Eles são fontes poderosas de inspiração para quem está perdido. Dizem que quem abre um salmo e o lê em voz alta, invoca uma força divina e proteção para todos os momentos da vida. Esteja onde estiver a oração chega ao alto imediatamente.
Quer aprender mais sobre o antigo testamento? Faça um curso do iPED!
Segundo a bíblia, São Bartolomeu teria morrido com o corpo totalmente...
Natureza: tratamento para a alma
Deus se revelava na harmonia que existe no cosmos e em cada parte da...
Como se dá a utilização do dízimo?
De acordo com o Antigo Testamento, o dízimo surgiu com a Lei de Moisés, que...
Você conhece o Antigo Testamento?
O antigo testamento, também chamado de escrituras hebraicas, é a primeira...