5 Ótimas Especializações de Direito

Para quem quer trabalhar nesse ramo, felizmente não falta área de atuação. Confira 5 Especializações de Direito, para você escolher a mais legal!

A área de Direito cuida da aplicação de normas jurídicas em um país, além de cuidar da harmonia dos cidadãos. Neste ramo é preciso analisar o que está estabelecido na Constituição e nas leis, sempre em prol  dos interesses do cliente.

Existem duas ocupações para quem trabalha neste ramo:

  1. Atuar como advogado ou na área jurídica como delegado de polícia e juiz, por exemplo. Para ser um advogado é preciso que o profissional passe no exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
  2. Já para seguir como juiz, por exemplo, tem que prestar concurso público - sem contar que ainda será preciso ter dois anos de inscrição na OAB.

Graduação

5 Ótimas Especializações de Direito

O curso de graduação é voltado para as ciências humanas, sendo que os primeiros três anos são teóricos contendo aulas de língua portuguesa, economia e sociologia, sem contar as aulas especificas da área como direito civil, penal e constitucional.

Já nas aulas práticas, o aluno vai atuar como advogado ou juiz fazendo simulações de julgamentos. E somente no quinto ano da faculdade que ele vai poder definir a especialização que ele pretende seguir, podendo escolher as disciplinas a serem analisadas. Lembrando que estágios são obrigatórios e o TCC (trabalho de conclusão de curso) é indispensável para a formação e o término do curso desse aluno.

Mercado de Trabalho

Para quem quer trabalhar nesse ramo, felizmente não falta área de atuação. Lembrando que atualmente o que está em alta é o Direito Ambiental e o Direito Imobiliário, sem contar que o Direito Internacional também está em destaque. No setor público, a área que está em alta é a defensoria pública que é voltada para a população mais pobre.

5 especializações de Direito

5 Ótimas Especializações de Direito

Direito civil

Nessa especialização o aluno deve apresentar os seus interesses nas ações que sejam referentes a posse de bens, compra e venda de locações e questões que envolvam heranças e divórcios. O estudante poderá se especializar em diversas áreas como o direito das pessoas e da família, dos bens e das obrigações.

Direito Comercial

Essa especialização nada mais é do que a aplicação de leis federais, estaduais e municipais que visam tanto a abertura como o fechamento de comércios, ou seja, essa profissional vai intermediar as relações jurídicas desses locais.

Direito Administrativo

Nesta área o profissional poderá aplicar legislações que regulamentam tanto os órgãos como os poderes públicos, que tenham relação com a população e a sociedade.

Direito da Tecnologia da Informação

Assim como o Direito Comercial, esse profissional vai analisar relações jurídicas, mas ligadas a informática, como provedores e internet presente nos estabelecimentos, empresas que fabricam softwares e lojas virtuais.

Direito Ambiental

O profissional dessa especialização poderá trabalhar tanto em ONGs como em empresas especializadas nesse tema - ambiental. E como o próprio nome já diz ele terá de lidar com questões que estabeleça a ação do homem com a natureza / meio ambiente, como por exemplo: desmatamentos, desperdícios, construção e deterioração da natureza causada pela ação do homem por meio de empresas e industrias.

Aproveite e conheça mais sobre este assunto, faça já a sua matrícula nos cursos de Direito.

Bons Estudos!