O merchandising é um conjunto de técnicas de ação ou material utilizadas em pontos de venda, que objetivam proporcionar melhorias na comunicação.
A fim de facilitar a comunicação entre empresas e seus consumidores, várias técnicas de marketing foram desenvolvidas para ampliar promoções de público e números de vendas.
Entre estas ferramentas de grande uso no mercado da publicidade, o merchandising é um dos favoritos, formado a partir de um conjunto de técnicas que cuidam da informação e apresentação de produtos em pontos de venda.
A fim de expandir ofertas na mídia, o merchandising é fundamental para garantir o sucesso nas compras dos consumidores, capaz de motivar e influenciar as decisões de compra do público a partir de técnicas altamente envolventes.
O merchandising é um conjunto de técnicas de ação ou material utilizadas em pontos de venda, que objetivam proporcionar melhorias na comunicação de produtos, marcas ou serviços com seus consumidores. Na garantia de aumento de visibilidade, maior influencia de público e poder nas decisões de compra, o merchandising pode identificar, controlar, ambientar e promover empresas e seus respectivos produtos e serviços em pontos de venda, motivando a clientela com promoção de vendas a ampliar seu consumo.
O termo merchandising tem origem francesa e inglesa, relacionada a “negociação”. A tradução literal de merchandising seria “mercadização”, um nome que não representa a atividade no Brasil e não relaciona tanto sua operação quanto a palavra original do inglês. O conceito se expandiu dentro do marketing a partir do surgimento do autosserviço nos Estados Unidos, que começou na década de 1930.
Com a exposição de produtos em vitrines, percebeu-se que estes vendiam muito mais do que os que ocupavam prateleiras no interior das lojas, pois só assim o consumidor poderia escolher os produtos que consumisse. Com essa ideia em mente, o destaque de mercadorias começou a se desenvolver em propagandas e promoções que prometiam lançar seu visual ao público, expandindo o marketing às lojas.
Entre as principais ferramentas utilizadas dentro do merchandising, podemos usar a propaganda, que trabalha com divulgação de ofertas na mídia, como promoção de vendas (com baixa nos preços, brindes de compras, entre outros) e estratégias de promoção, ou apresentações, que inserem um contexto sobre aquele produto ou serviço para motivar o público a adquirir o que está sendo vendido.
Neste meio, o uso de diálogos, vestimentas, anúncios ou qualquer tipo de cena de segundo plano pode influenciar no merchandising, ampliando o potencial de vendas e garantindo maior visibilidade ao produto ou serviço que está sendo ofertado.
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