Escrever de forma correta e adequada é imprescindível para todos, mas administradores de empresas e empresários precisam de mais foco ainda. Confira!
Sabe aquela redação da empresa na qual você trabalha, ou deseja trabalhar, e que está prestes a fazer e não pode errar? Vamos te ajudar com os principais detalhes em que precisará prestar atenção redobrada. Anote as dicas!
Escrever de forma correta e adequada é imprescindível para todos, mas administradores de empresas e empresários precisam de mais foco ainda, afinal, ninguém confiaria em assinar um contrato cheio de erros ortográficos.
As falhas mais encontradas nas redações são: o inadequado uso de crase, vírgula, concordância, utilização de palavras (tipo pegadinha), tais como, “mau” e “mal”, e o uso dos porquês. Detalhes que são fundamentais e, na ausência ou presença em excesso, podem prejudicar todo o contexto ali escrito.
Quando um texto é escrito com erros, ou seja, em desacordo com a língua portuguesa, pode gerar pontos negativos para a imagem da empresa. Além disso, o próprio indivíduo pode passar o constrangimento de ser visto (sem querer) como alguém desatualizado e pouco competente, algo que, na maioria das vezes, não é verdade.
Na hora de escrever, atente-se aos vícios, leia em voz alta, veja se há concordância no que está escrito, observe pontuação, acentuação e a ortografia das palavras. Esses são os erros que devem ser minimizados, pois as redações, muitas vezes, são documentos e precisam ser anexadas.
Busque saber para quem você está escrevendo, dependendo de quem irá receber o texto, a linguagem usada pode ser um ponto negativo. Talvez tenha de diminuir o grau de dificuldade, usar um contexto que se adeque ao perfil da pessoa e vice versa.
Um detalhe importante é entender a forma que o interlocutor pensa. Se há especificações ou limitações, refletir sobre a forma como ele vai reagir ao conteúdo produzido por você (e enviado por sua empresa), pois não pode cometer a “gafe” de escrever algo que possa ofender o leitor.
E tenha em mente que redações empresariais precisam ser de caráter coletivo, ou seja, lembre-se que está falando em nome da empresa, não pode cometer o erro de focar o ponto de vista de modo particular, isolado. Dessa forma, pense sempre como um conjunto, usando “nós” (terceira pessoa), e não a primeira pessoa (eu).
Outra dica, em momentos de dúvidas consulte livros gramaticais e sites. Se ainda quiser conhecer um pouco mais das regras de português, cursos especializados são ótimas maneiras de aprender e aprimorar. Escrita é hábito!
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