Branding é a criação, desenvolvimento e gerenciamento de uma marca relativa a uma empresa, produto ou pessoa. E a identidade visual? Confira!
Branding e identidade visual são dois conceitos ligados à ideia de marca e publicidade, podendo aparecer juntos em diversos contextos.
Antes de mais nada, devemos saber claramente o que é uma marca. Marca é o conjunto de características que são materializadas em logos, mascotes, músicas, grafismos (desenhos, por exemplo) etc.
São a fachada de uma empresa e, por isso, deve sintetizar todos os valores característicos dela.
Branding é a criação, desenvolvimento e gerenciamento de uma marca relativa a uma empresa, produto ou pessoa. Branding é o conjunto de práticas e soluções que uma marca necessita para “sobreviver” no mercado, ou seja, construí-la ou torna-la forte o suficiente para se destacar em meio as demais.
A execução do branding não se limita a ações de marketing que a divulgam e a posicionam no mercado, mas também por algumas ações internas na própria empresa, transmitindo, assim, a imagem ideal.
O principal objetivo da marca é aumentar seu valor monetário e, por consequência, aumentar o valor da empresa em si.
Para que uma marca seja forte e se destaque no mercado, o produto/serviço deve ter um relacionamento satisfatório com o público-alvo.
Quando essa relação é positiva e se torna forte o bastante, a marca passa a valer mais do que o próprio produto em si.
Para que o branding seja eficaz, algumas técnicas são seguidas, como o reconhecimento do público-alvo, o posicionamento da marca e a construção multissensorial.
Diversas áreas, como o design, publicidade e marketing, podem trabalhar juntas para realizar um branding de sucesso.
Identidade visual é o modo que o nome de uma empresa é transmitido, de uma forma que o negócio (o produto) da empresa seja simbolizado adequadamente.
Essa transmissão pode ser realizada através de uma combinação de textos verbais ou não verbais, ou seja, pelo uso de palavras e imagens. Outros elementos também podem ser utilizados, como cores específicas, ícones e slogans que melhor simbolizam a empresa.
A identidade visual é a representação gráfica do que a empresa é, representação esta que sempre deve apelar para os clientes/público-alvo.
A identidade visual é o primeiro elemento de uma marca que o cliente irá entrar em contato.
Por isso a seriedade desse elemento; a identidade visual irá carregar a imagem da sua empresa. O design de uma identidade visual deve condizer com o design do restante da empresa, para que essa relação seja ainda mais perceptível.
Uma identidade visual bem produzida é capaz de agregar valor à marca, é capaz de destaca-la no mercado, consegue transmitir de maneira satisfatória a imagem da empresa e proporciona a sensação de estabilidade/profissionalismo aos clientes.
Você gostaria de saber mais sobre identidade visual? Clique aqui e confira o curso completo do iPED!
MS Project
Ensina o que são os projetos e o gerenciamento deles; aborda as principais ferramentas do software, mostrando, detalhadamente, o...
R$ 49,90 R$ 29,90
40% off
Small e Big Data
Você aprende o que é Small Data; Big Data; Trabalhando com os dados; Linguagem de programação e muito mais.
R$ 49,90 R$ 29,90
40% off
Desenvolvimento de App Android
Apresenta banco de dados, leiaute de aplicativos, como criar, desenvolver e...
R$ 49,90 R$ 29,90
40% off
MS Visio
O aluno aprenderá a usar um dos mais famosos softwares de planejamento, o MS Visio. O curso é estruturado, a partir da base inicial...
R$ 49,90 R$ 29,90
40% off
Informática: A chave para prosperar no mundo digital
Mergulhe no mundo digital com o nosso guia completo sobre a importância de um...
Descubra o poder das certificações de TI e dos cursos de informática
Melhore suas perspectivas de carreira com certificações de TI e cursos de...
Informática: Conheça tudo sobre o curso
Neste artigo traremos tudo o que você precisa saber sobre o curso de...
Cursos de informática que você precisa ter no seu portfólio
Descubra os cursos de informática para enriquecer seu portfólio, desde...