Branding é a criação, desenvolvimento e gerenciamento de uma marca relativa a uma empresa, produto ou pessoa. E a identidade visual? Confira!
Branding e identidade visual são dois conceitos ligados à ideia de marca e publicidade, podendo aparecer juntos em diversos contextos.
Antes de mais nada, devemos saber claramente o que é uma marca. Marca é o conjunto de características que são materializadas em logos, mascotes, músicas, grafismos (desenhos, por exemplo) etc.
São a fachada de uma empresa e, por isso, deve sintetizar todos os valores característicos dela.
Branding é a criação, desenvolvimento e gerenciamento de uma marca relativa a uma empresa, produto ou pessoa. Branding é o conjunto de práticas e soluções que uma marca necessita para “sobreviver” no mercado, ou seja, construí-la ou torna-la forte o suficiente para se destacar em meio as demais.
A execução do branding não se limita a ações de marketing que a divulgam e a posicionam no mercado, mas também por algumas ações internas na própria empresa, transmitindo, assim, a imagem ideal.
O principal objetivo da marca é aumentar seu valor monetário e, por consequência, aumentar o valor da empresa em si.
Para que uma marca seja forte e se destaque no mercado, o produto/serviço deve ter um relacionamento satisfatório com o público-alvo.
Quando essa relação é positiva e se torna forte o bastante, a marca passa a valer mais do que o próprio produto em si.
Para que o branding seja eficaz, algumas técnicas são seguidas, como o reconhecimento do público-alvo, o posicionamento da marca e a construção multissensorial.
Diversas áreas, como o design, publicidade e marketing, podem trabalhar juntas para realizar um branding de sucesso.
Identidade visual é o modo que o nome de uma empresa é transmitido, de uma forma que o negócio (o produto) da empresa seja simbolizado adequadamente.
Essa transmissão pode ser realizada através de uma combinação de textos verbais ou não verbais, ou seja, pelo uso de palavras e imagens. Outros elementos também podem ser utilizados, como cores específicas, ícones e slogans que melhor simbolizam a empresa.
A identidade visual é a representação gráfica do que a empresa é, representação esta que sempre deve apelar para os clientes/público-alvo.
A identidade visual é o primeiro elemento de uma marca que o cliente irá entrar em contato.
Por isso a seriedade desse elemento; a identidade visual irá carregar a imagem da sua empresa. O design de uma identidade visual deve condizer com o design do restante da empresa, para que essa relação seja ainda mais perceptível.
Uma identidade visual bem produzida é capaz de agregar valor à marca, é capaz de destaca-la no mercado, consegue transmitir de maneira satisfatória a imagem da empresa e proporciona a sensação de estabilidade/profissionalismo aos clientes.
Você gostaria de saber mais sobre identidade visual? Clique aqui e confira o curso completo do iPED!
Small e Big Data
Você aprende o que é Small Data; Big Data; Trabalhando com os dados; Linguagem de programação e muito mais.
Curso Grátis
Windows Server 2012
Explica mostrar alguns recursos sobre virtualização, redes e armazenamento que são possíveis de serem usados nesse sistema operacional.
Curso Grátis
MS Project
Ensina o que são os projetos e o gerenciamento deles; aborda as principais ferramentas do software, mostrando, detalhadamente, o...
Curso Grátis
Microsoft Office 365
Você verá como utilizar as principais ferramentas do pacote Office, aprenderá como formatar um texto no Word, como fazer uma...
Curso Grátis
Informática: A chave para prosperar no mundo digital
Mergulhe no mundo digital com o nosso guia completo sobre a importância de um...
Descubra o poder das certificações de TI e dos cursos de informática
Melhore suas perspectivas de carreira com certificações de TI e cursos de...
Informática: Conheça tudo sobre o curso
Neste artigo traremos tudo o que você precisa saber sobre o curso de...
Cursos de informática que você precisa ter no seu portfólio
Descubra os cursos de informática para enriquecer seu portfólio, desde...