Como gerir conflitos em empresas

O conflito é um dos frutos mais autênticos da convivência humana. São encontrados dois tipos de conflitos principais dentro das empresas. Confira!

O conflito é um dos frutos mais autênticos da convivência humana. Frente à divergência de diversos pontos, ele é a chave para discutir opiniões, posicionamentos, gerações, etc. As instituições de trabalho são ambientes férteis para o surgimento de tipo de situação entre os funcionários. Mas até quando ele pode ser considerado positivo e benéfico para a empresa?

A gestão de conflitos é definida pela compreensão dos vários tipos de empasses que podem surgir dentro de uma empresa e, assim, desenvolver uma estratégia para colocar em ação o melhor plano para extrair melhor proveito de cada um deles.

Dentro das empresas, assim como em outros ambientes da vida em sociedade, os atritos têm início pela diversidade. A diferença de gerações, idade, sexo, valores e crenças geram opiniões e personalidades variadas. Dentro das organizações, a variedade de cargos e as questões financeiras são contribuem para o surgimento de conflitos.

Por isso, são encontrados dois tipos de conflitos principais dentro das empresas: o hierárquico e o pessoal.

Como gerir conflitos em empresas

Hierárquico

Eles aparecem quando a relação entre um grupo de trabalho não funciona de maneira harmoniosa,  o que faz com que uma das partes, funcionário e patrão, tenha dificuldades de encontrar uma solução para atingir os objetivos da empresa.

Pessoal

Esse leva em consideração o choque entre as personalidades dos funcionários, a maneira de agir, falar e interagir com os demais integrantes do grupo de trabalho. Eles são resultados de pequenas situações diárias que, quando não resolvidas, resultam em rixas e a o prejuízo das relações internas.

O recomendado para lidar com cada um desses atritos é preciso colocar em prática uma política de boa convivência dentro da empresa, levando em consideração as diferenças e abrindo espaço para o diálogo. Todo o processo melhora a comunicação interna e recupera as relações internas da empresa. A consequência latente é o uso dos conflitos em prol do crescimento profissional dos funcionários e, por consequência, da empresa.

Como gerir conflitos em empresas

Quais capacidades devem ser desenvolvidas para gerir melhor os conflitos?

Para que a administração dos conflitos obtenha sucesso é necessário estimular características importantes para a relação dos funcionários.

- Conseguir se comunicar: sem conversa e livre exposição dos pontos de vista não é possível chegar à uma conclusão e tirar benefícios do conflito. Portanto, estimule o diálogo e o debate saudável de opiniões..

- Conseguir escutar: além de compreender com precisão o modo de pensar do outro, o fato de ouvir com atenção aumentam as chances dos objetivos e projetos da empresa sejam melhor absorvidos. Para isso, é preciso que funcionário e patrão tenham um entendimento e respeito mútuo.

- Conseguir perguntar: quem ouve atentamente consegue tem melhor entendimento e, consequentemente, faz questionamentos e alimenta o diálogo. O esclarecimento e toda e qualquer dúvida é essencial para o sucesso dos projetos desenvolvidos dentro da empresa.

Quer aprender mais sobre o assunto? Matricule-se no curso de Gestão de Conflitos do iPED!