Como foi o ENEM nos anos anteriores?

Saiba mais sobre as edições passadas da prova do ENEM e descubra os desafios propostos pelo exame!

O Exame Nacional do Ensino Médio, conhecido como ENEM, é uma das provas mais importantes realizadas a nível nacional em nosso país, sendo utilizada para avaliar a qualidade de ensino médio no território brasileiro.

Considerando as grandes oportunidades que oferece no acesso ao ensino superior em universidades públicas do Brasil, o ENEM é uma ótima alternativa aos jovens que buscam formas de estudar em grandes universidades, servindo como ponte entre o aluno de qualquer parte do Brasil ao lugar que ele desejar estudar.

Como foi o ENEM nos anos anteriores?

Reconhecido oficialmente como maior exame do Brasil e segundo maior do mundo, o ENEM tem grande importância na educação brasileira, contando com a realização de provas em mais de 1.500 cidades do país nos mesmos dias. Podendo ser realizada tanto por alunos do ensino médio quanto por pessoas com interesse em ganhar bolsa integral ou parcial em universidades particulares através do ProUni, ou ainda aos que desejam obter financiamento de estudos através do Fies, o exame serve como método de analise da educação nacional e oportunidade acadêmica aos interessados.

A prova, que foi criada em 1998, é cada vez mais objetiva e rigorosa nos critérios aplicados em teste. Realizado anualmente com duração de dois dias, a versão atual do exame conta com 180 questões objetivas e uma redação, sendo estas questões divididas em quatro cadernos de áreas diferentes. Saiba mais sobre as edições passadas da prova e descubra os desafios propostos pelo exame.

Primeira versão do ENEM

Como foi o ENEM nos anos anteriores?

O modelo inicial do ENEM, idealizado e criado pelo até então ministro da educação Paulo Renato Souza, foi utilizado entre 1998 e 2008. Contava com 63 questões aplicadas em apenas um dia, não servindo ainda como ferramenta de ingresso em cursos superiores, exceto aos candidatos que se inscrevessem para conseguir bolsas de estudo em faculdades particulares pelo ProUni. Na primeira edição, foram 157.221 candidatos participando, enquanto na última edição desta versão, estiveram concorrendo 4.018.070 candidatos.

Segunda versão do ENEM

Vigente desde 2009 até hoje, com administração do o então ministro da educação Fernando Haddad, o novo modelo de prova passou a unificar o concurso vestibular das universidades federais brasileiras. Aplicado no modelo atual, a nova versão contou com a Teoria da Resposta ao Item na formulação da prova, que trabalha com notas obtidas em outras edições da prova para ingresso em instituições. Nesta versão, os números de participantes partiram de 4.576.126 em 2009 até 9.519.827 na última edição, em 2014. 

Quer ler mais dicas sobre o ENEM e se dar bem nas provas? Confira todas as nossas dicas.

Bons Estudos.


Comentários

Mais Artigos de Preparatório ENEM

Qual a origem do Dia dos Pais? Qual a origem do Dia dos Pais?

Muitas pessoas comemoram esta data que sempre cai no segundo domingo do mês...

Segredos revelados da leitura dinâmica Segredos revelados da leitura dinâmica

Leitura dinâmica consiste em determinado conjunto de técnicas que facilitam o...

Terceirização do trabalho Terceirização do trabalho

Terceirização do trabalho é quando uma empresa contrata outra para a...

Principais vestibulares do Brasil Principais vestibulares do Brasil

Todo o ano, milhares de pessoas por toda parte do Brasil prestam...