Deus se revelava na harmonia que existe no cosmos e em cada parte da natureza. Vamos conferir mais beleza?
Hoje, dia 5 de junho, é o dia do Meio Ambiente. Esta é uma daquelas datas clichês em que ouvimos muita gente dizer coisas do tipo:“vamos preservar a natureza”, “todos os nossos recursos vêm do meio ambiente”, “vamos cuidar dos rios, da água, etc.”. Entretanto, nós escolhemos essa data e este tema para uma outra abordagem: o meio ambiente é um tratamento espiritual.
Um dos maiores, senão o maior cientista de todos os tempos, Albert Einstein, cria em um Deus que vem da natureza:“acredito no Deus de Spinoza, que se revela na harmonia de tudo o que existe, não num Deus atento ao destino e às ações da humanidade”, afirmou Einstein. O Deus de Spinoza a que se refere é uma teoria do filósofo Baruch Spinoza, segundo ele, Deus se revelava na harmonia que existe no cosmos e em cada parte da natureza.
A correria e o desgaste diário nos levam ao cansaço extremo, irritabilidade e até depressão. Essas são doenças que tanto podem ter cunho corporal, como também podem ser espirituais. Pesquisas científicas já comprovaram que andar por meia hora em áreas verdes acaba com a fadiga cerebral, que leva à distração e ao esquecimento. O contato com a natureza também nos coloca diante da harmonia de cores, do verde, do canto dos pássaros, o que, sem dúvida, é uma terapia espiritual. Há quem sinta a presença de Deus em cada etalhe do parque.
É comprovado que o contato direto com uma árvore descarrega do corpo as energias negativas e nos enche de energia positiva. Isso ocorre porque as árvores têm raízes que entram profundamente no solo e acabam funcionando como uma corrente, que transmuta energia negativa em positiva. Durante muitos anos, os médicos recomendaram a silvoterapia (abraçar árvores) a pacientes que sofriam de pneumonia e asma. Só a natureza é capaz de nos levar ao encontro do melhor em nós mesmos.
Não há nada como ouvir o barulho de chuva, principalmente se for na hora de dormir. A chuva acalma e nos leva a divagar sobre a imensidão do universo. Ouvir o som do vento e da chuva faz com que tenhamos a sensação de que há um ser cósmico e divino olhando por tudo que se passa no mundo.
Curta a natureza! Ela existe para todos e não é preciso pagar para apreciá-la. Sinta a presença do divino nas pequenas coisas e usufrua desse bem que é o contato com o verde.
Segundo a bíblia, São Bartolomeu teria morrido com o corpo totalmente...
Como se dá a utilização do dízimo?
De acordo com o Antigo Testamento, o dízimo surgiu com a Lei de Moisés, que...
Curiosidades sobre o antigo testamento
Há algumas curiosidades sobre o antigo testamento que podem nos fazer pensar...
Você conhece o Antigo Testamento?
O antigo testamento, também chamado de escrituras hebraicas, é a primeira...