Linux e o desenvolvimento profissional

O sistema operacional Linux é um dos mais utilizados no mercado mundial de servidores. Vamos conhecer mais?

LINUX

O sistema operacional Linux é um dos mais utilizados no mercado mundial de servidores. Ele está entre os sistemas operacionais que mais crescem no mercado de TI, ainda mais por ser famoso por sua flexibilidade, baixo custo, estabilidade e segurança.  No entanto, ainda é grande a dificuldade das empresas para encontrar profissionais qualificados e certificados para trabalhar na administração de seus servidores.

É muito bom para trabalhar e traz ferramentas úteis no dia a dia. Algumas ferramentas são muito utilizadas e comuns, por exemplo o Gimp, que pode ser comparada ao Adobe Photoshop.

Linux e o desenvolvimento profissional

A Linux Professional Institute (LPI) é uma empresa sem fins lucrativos que fica no Canadá.Foi constituída em 1999 pela comunidade Linux e, desde então, desenvolve de formas acessíveis um programa de certificação em sistemas GNU/Linux, reconhecido internacionalmente por empresas, empregadores e profissionais de TI para se especializarem, já que o mercado pede.

O objetivo de um programa assim é preparar a próxima geração com os conhecimentos mínimos necessários para se trabalhar em ambientes mistos de TI, ou seja, em ambientes onde o usuário pode encontrar mais de um sistema operacional.

Vantagens

O programa é voltado para o público iniciante no Linux, como o mercado vem pedindo o sistema e há poucos profissionais e usuários que almejam uma certificação profissional da LPI, mas não possuem muita experiência.

Com o objetivo de certificar a competência dos profissionais de TI no uso de seus sistemas operacionais e suas ferramentas, aumentam as chances de emprego e pode melhorar a posição profissional.

A maneira como cada um se prepara para ter sucesso com o sistema, seja qual for o modelo específico, varia muito de pessoa para pessoa. Mas, claro, hoje muitos se baseiam nos materiais encontrados na internet ou nos próprios manuais do processador.

Nem sempre separar o material para estudo é uma tarefa fácil. Se não tomar cuidado pode acabar lendo e estudando centenas ou até milhares de páginas sem conseguir atingir realmente o objetivo final.

Linux e o desenvolvimento profissional

Neste sentido, existem aqueles que optam por estudar seguindo o conteúdo e método de algum centro de treinamento ou escola especializada no assunto. Normalmente, os materiais utilizados em cursos especializados já estão focados e foram elaborados de forma didática para facilitar o aprendizado sem complicação, além de contar com a experiência dos instrutores que podem dar dicas preciosas para o sucesso na prova e vida profissional.

Claro que para isso deve-se escolher uma boa opção e tomar cuidado para não cair numa furada.

O tipo deste processador pode beneficiar muito a pessoa valorizando o currículo, pois hoje muitas empresas optam por este sistema, por toda a facilidade que ele traz, sem contar que dá um suporte para o ensino, fazendo com que o profissional se adapte fácil e saiba tudo o que precisa para o manuseio.

Conheça muito mais sobre este assunto no curso de Linux que o iPED oferece.