Google lança plugin de segurança para o Chrome

A principal função desta nova extensão da Google é impedir que os usuários do Chrome informem suas combinações de senha em qualquer site.

Atualmente, o Google Chrome é um dos navegadores mais utilizados pelos computadores e dispositivos móveis, carregando todas as principais funções com muita segurança e economia pela rede virtual.

Como a Google adora investir em ferramentas mais incrementadas para aperfeiçoar seus recursos, a empresa anunciou nesta quarta-feira (29) o lançamento de uma extensão chamada Alerta de Senha, que tem como objetivo proteger os dados dos internautas e promover uma navegação 100% segura.

Evitando o risco de golpes baseados em phishing, como os que usam e-mails ou sites falsos para obter senhas de vítimas na web, a nova ferramenta será uma ótima pedida para conter a violação de dados na rede.

O que é o Alerta de Senha

Google lança plugin de segurança para o Chrome

A principal função desta nova extensão da Google é impedir que os usuários do Chrome informem suas combinações de senha em qualquer site, expondo-se aos riscos de crimes envolvendo a corrupção de dados.

O trabalho do site envolve a detecção de endereços falsos de login do Google, conferindo o HTML de cada página que você acessa e digita sua senha para ter certeza de que não é um endereço falso ou com intenções maldosas.

Se o site tiver uma URL diferente do padrão “accounts.google.com” ou um código distinto, o add-on emite um alerta sobre a palavra-chave e desperta sua atenção sobre o risco com aquela página.

Como funciona o Alerta de Senha

Google lança plugin de segurança para o Chrome

Com ação semelhante a de um keylogger, aquele tipo de vírus que detecta e envia todos os dados do teclado a um servidor, o serviço trabalha com memorização de uma versão embaralhada da senha assim que o plugin é instalado em seu navegador e ativado.

Com essa memoria, ele é capaz de fornecer avisos quando você digita o conjunto de caracteres salvo e sugere a troca de combinação pela identificação instantânea. A companhia afirma, porém, que o serviço é oposto a qualquer tipo de vírus. A Google diz que o plugin “não salva os dígitos no disco e não envia nenhuma informação a nenhum sistema remoto”, características que colocariam em risco todos os dados do internauta e sua privacidade no navegador.

Para saber mais sobre o código usado no trabalho do plugin, o mesmo está aberto para consulta e analise no Github, seguindo orientações do suporte da Google. Caso tenha interesse em adquirir o plugin e ampliar sua segurança, instale-o a partir da loja de apps da Google Chrome de forma gratuita. 

Quer ter mais Segurança na Internet? CLIQUE AQUI