Para quem prestou o último ENEM é importante saber que ele não serve, apenas, como uma forma de adquirir uma bolsa de estudos. Ele tem várias funções!
O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é a prova mais temida e realizada pelos candidatos que aspiram uma bolsa de estudos que os auxiliem no pagamento de seus estudos em uma intuição privada, seja essa ajuda total ou parcial.
Contudo, muitos estudantes desconhecem todo o potencial que existe por tras do ENEM e todas as portas que boas notas no exame podem abrir, acreditando que o único meio de conquistar o direito de estuar em uma universidade é por meio do ProUni, sendo que a prova tomou uma proporção valiosa para os estudantes e pode ser utilizada de diversas formas.
Para quem prestou o último ENEM é importante saber que ele não serve, apenas, como uma forma de adquirir uma bolsa de estudos. Ele tem diversas funções das quais você sequer imaginava. Vamos acompanhar?
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é para quem almeja uma vaga em uma universidade federal, estadual e, até mesmo, institutos de tecnologia. Para brigar por uma vaga em qualquer um destes locais, o candidato precisa ter a nota de redação, que não pode ser zerada ou anulada.
Há instituições, tanto públicas quanto privadas que atuam sem parceria com o Sisu e utilizam a nota do ENEM em seus processos seletivos. Algumas delas, por exemplo, usam o exame como se fossem a primeira fase de seus vestibulares. Outras preferem fazer dela um complemento de avaliação, que é somado com o vestibular tradicional.
O Fundo de Financiamento Estudantil, que é solicitado na própria instituição, mas que é custeado por um agente provedor (Caixa Econômica ou Banco do Brasil) exige a nota do ENEM.
Cursos de graduação e pós-graduação podem ser feitos fora do país por meio do programa Ciência sem Fronteira, desde que a nota do exame tenha sido superior a 600 pontos. Outro critério de avaliação é o domínio de língua estrangeria que o candidato tem.
Pessoas com mais de 18 anos que, por alguma razão, não concluíram o ensino médio, podem adquirir o certificado por meio do ENEM, desde que essa opção seja selecionada no dia da realização da prova. Contudo, para a emissão do diploma é necessário o aluno atingir mais de 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento propostas pelo exame e 500 pontos na redação.
Já começou a se preparar para o ENEM? Não perca tempo de faça sua matrícula nos cursinhos pré-vestibular do iPED.
Bons Estudos.
Qual a origem do Dia dos Pais?
Muitas pessoas comemoram esta data que sempre cai no segundo domingo do mês...
Segredos revelados da leitura dinâmica
Leitura dinâmica consiste em determinado conjunto de técnicas que facilitam o...
Terceirização do trabalho é quando uma empresa contrata outra para a...
Principais vestibulares do Brasil
Todo o ano, milhares de pessoas por toda parte do Brasil prestam...