Veja agora algumas características do gênero textual jornalístico baseado na reportagem!
Você já parou para pensar de que todas as atividades humanas que exercemos estão completamente relacionadas com a utilização da língua? Ou seja, se pararmos para refletir, isso quer dizer que estamos o tempo todo envolvidos em diversas situações em que a comunicação é totalmente necessária.
Seja por meio das palavras, a escrita, gestos e demais outras maneiras de nos comunicarmos, o fato é de que por conta disso, existe uma verdadeira infinidade de gêneros textuais, inclusive no jornalismo.
Contudo, podemos dizer que os gêneros textuais estão praticamente a serviço das nossas interações verbais, sejam elas quais forem. E claro de que entre os diversos gêneros existentes, estão os jornalísticos, que contam com uma função a mais que é o dever social, uma vez em que a influência da mídia é fundamental para a população.
Portanto, para que você conheça melhor o discurso adotado pela mídia, vou te apresentar agora algumas características do gênero textual jornalístico baseado na reportagem. Confira:
Os gêneros jornalísticos em uma reportagem podem ser divididos em duas grandes categorias: os gêneros do jornalismo opinativo e também os gêneros que formam o jornalismo informativo.
No jornalismo opinativo, evidentemente são as opiniões do autor do texto que ficam totalmente explícitas e que podem muitas vezes influenciar o seu leitor, fazendo com que ele até mesmo mude de ideia sobre o assunto tratado.
Já no jornalismo informativo, os textos têm como objetivo noticiar, ou seja, narrar determinados acontecimentos. Um exemplo disso é ao contar a história de uma senhora que foi assaltada. Dessa forma, o jornalista vai apenas explicar e contar como foi, o que aconteceu e demais fatos relevantes, porém, não conta com o objetivo de opinar.
Sendo assim, podemos dizer de que os gêneros textuais jornalísticos têm como a sua principal característica e objetivo de realizar a integração entre o leitor e o jornal, ou seja, também em qualquer outro veículo, como a televisão, a rádio, impresso, digital, entre outros. Além disso, ele ainda também requer um tipo específico de linguagem, chamada de linguagem jornalística.
Mas, para você entender melhor quais são as características de que esta linguagem necessita com o leitor, ouvinte ou telespectador, você vai conferir agora uma lista dos principais pontos:
Qual a origem do Dia dos Pais?
Muitas pessoas comemoram esta data que sempre cai no segundo domingo do mês...
Segredos revelados da leitura dinâmica
Leitura dinâmica consiste em determinado conjunto de técnicas que facilitam o...
Terceirização do trabalho é quando uma empresa contrata outra para a...
Principais vestibulares do Brasil
Todo o ano, milhares de pessoas por toda parte do Brasil prestam...