Supervisão Pedagógica é responsável pela avaliação do desempenho do docente, sempre voltando-se a uma ótica formadora, reflexiva e interativa.
Profissionais da educação, principalmente professores do ensino infantil, básico e secundário, já devem ter ouvido falar no termo supervisão pedagógica.
Essa disciplina nada mais é, de forma resumida, um conjunto de conhecimentos, métodos e estratégias na área da Pedagogia. Principalmente no que diz respeito à coordenação e avaliação das equipes de professores e outros agentes educativos – por isso o nome “supervisão”.
Essa disciplina é muito vasta e abrange diversas áreas ligadas à pedagogia. Ela é responsável, por exemplo, pela avaliação do desempenho do docente, sempre voltando-se a uma ótica formadora, reflexiva e interativa.
A supervisão pedagógica também responsabiliza-se pela:
O supervisor pedagógico deve ter bom relacionamento com os professores de uma instituição, já que engloba-se nessa interação questões educativas e pedagógicas do dia a dia escolar.
Porém, dentro da escola, a figura do supervisor pode não ser bem delimitada. Embora seu papel seja o de fiscalizar e supervisionar, o professor não deve se sentir pressionado ou encarar a figura do supervisor como alguém que simplesmente diz o que está errado e o que está certo.
A interação professor-supervisor deve ser muito mais rica do que essa simples objeção. Essa relação deve ser responsável pela troca de experiências/vivencias e por um diálogo construtivo para ambos os lados, colaborando para que o processo educativo seja cada vez mais significativo.
O papel do supervisor é importantíssimo no contexto educacional.
Anteriormente, o supervisor atuava somente garantindo a eficiência escolar através da inspeção dos docentes.
Contudo, outras atribuições surgiram à essa profissão, cujo objetivo principal é o de propiciar aos indivíduos uma educação de qualidade, que o forme como ser humano livre e ciente dos seus direitos e deveres na sociedade.
O supervisor garante que o trabalho pedagógico seja de qualidade e voltado à ação humanizadora, tornando possível uma sociedade capaz de reinvenções e de melhorias.
Esse tipo de trabalho é algo imprescindível no Brasil, visto o descaso e precariedade de ensino de muitas escolas.
O supervisor participa ativamente a construir essa escola dinâmica, cooperando com mudanças construtivas no ensino e no aprendizado, interagindo com toda a comunidade escolar.
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