Com o avanço tecnológico, a ciência da computação se tornou uma das áreas mais requisitadas tanto pelas empresas quanto pelos profissionais. O mundo corporativo precisou adaptar-se à nova realidade digital, gerando uma maior demanda por qualificação profissional.
Hoje, existem diversas modalidades de ensino para o profissional de ciência da computação se especializar e aprimorar o seu currículo. Uma das mais procuradas, especialmente por iniciantes, é o curso de informática. Este curso foca no desenvolvimento de habilidades específicas do aluno, como a montagem e manutenção de computadores, configuração de redes, desenvolvimento de sites e outras atividades relevantes para a área.
O que é o curso em informática?
O curso de informática visa desenvolver a capacidade e as habilidades do estudante em relação ao desenvolvimento, aprimoramento e correção de tecnologias. Através de aulas práticas e teóricas, o aluno aprende a projetar estruturas de softwares e sistemas, além de estudar as mais variadas e modernas linguagens de programação, sempre em conformidade com as normas técnicas vigentes.
Um profissional com curso em informática torna-se responsável pelo planejamento e execução de manutenção ou operação de redes e máquinas, configurando os equipamentos de acordo com a necessidade individual ou coletiva.
Os formados neste curso também se tornam aptos para a manutenção de computadores, instalações e configurações de redes locais e acompanhamento ativo do desempenho de servidores e serviços de internet.
Matérias do curso em informática
As aulas do curso de informática abordam temas que permitem ao aluno entender as etapas de instalação e operacionalização de sistemas, aplicativos e periféricos para desktop e servidores. Também são atribuições de um profissional da área de ciência da computação o desenvolvimento e a documentação de aplicações feitas em desktop com acesso à web e ao banco de dados.
Cada instituição possui uma grade curricular e modelo de ensino específico. Alguns cursos contam com especializações em uma área da informática, como montagem de computadores, internet e até mesmo programação.
Diploma e certificação técnica
Todos os cursos fornecem ao final dos estudos o diploma de conclusão de curso. Para que o certificado tenha validade e possa ser emitido, é necessário levar o curso até o final e se submeter a prova de conclusão.
Áreas de atuação em informática
Os cursos de informática podem ser registrados de quatro maneiras diferentes pela CBO (Classificação Brasileira de Ocupações). São elas:
- CBO 317110 - programador de sistemas de informação;
- CBO 317210 - técnico de apoio ao usuário de informática (helpdesk);
- CBO 317205 - operador de computador (inclusive microcomputador);
- CBO 313220 - técnico em manutenção de equipamentos de informática.
As possibilidades de atuação incluem a prestação de serviço autônoma, integrada a equipes de empresas do setor de tecnologia ou ainda em núcleos de profissionais da área em companhias de pequeno, médio ou grande porte, do setor público ou privado, e atuante nos mais diversos segmentos do mercado. Também podem atuar em empresas de assistência técnica e na manutenção de centros públicos de acesso à internet.
Qual o salário de um técnico em informática?
Em constante crescimento no Brasil, a área de informática passou a ser supervalorizada no mercado de trabalho. Hoje, um técnico em informática pode ganhar, em média, R$2.589,00 no estágio inicial da função.
Onde fazer curso técnico em informática?
Escolher um local para realizar seus cursos requer muita responsabilidade. Ao escolher o iPED você se certifica de receber não apenas conteúdo de qualidade mas também a flexibilidade de poder fazer seu curso de qualquer lugar do país.
Quais são as possibilidades de certificação?
Para quem fez o curso em informática, existem várias possibilidades de certificação em áreas mais específicas, como:
- Administrador de banco de dados;
- Agente de inclusão digital em centros públicos de acesso à internet;
- Programador de sistemas;
- Instalador e reparador de redes de computadores;
- Operador de computador;
- Montador e reparador de computadores.
Além disso, o estudante que cursar informática terá a oportunidade de se especializar em outras áreas do setor, como:
- Especialização técnica em programação web;
- Especialização técnica em banco de dados;
- Especialização técnica em redes de computadores;
- Especialização técnica em manutenção de servidores e dispositivos de armazenamento.
Conclusão
Ao entrar no mundo da informática é necessário se aprofundar e aprender diversas modalidades dentro do assunto. Iniciar seu curso de informática é o primeiro passo importante na sua carreira rumo ao conhecimento mais usado no presente e futuro.
Conheça os cursos do iPED e comece sua jornada!