Cuidar dos cabelos provoca uma relação de amor e ódio, principalmente com as mulheres. Entretanto, os homens estão cada vez mais cuidadosos com a estética e se você, homem, se preocupa com a aparência dos cabelos, esse texto também é pra você.
Que cuidados básicos com os cabelos devemos tomar para deixá-los lindos?
Acordar de manhã, se olhar no espelho e ver aquele desastre. Dá até vontade de voltar para a cama e não levantar mais. Ver aquele cabelo ressecado, bagunçado, embaraçado, pontas duplas, triplas, quádruplas… Uma tragédia. Mas há formas de evitar e consertar a situação. Sejam:
- Fazer hidratação regularmente;
- Não tingir os fios num intervalo inferior a 30 dias;
- Evitar alisamentos químicos num intervalo inferior a 90 dias;
- Cortar os fios ressecados;
- Proteger os cabelos da radiação (usando protetor solar capilar);
- Utilizar protetores térmicos antes de fazer chapinha.
Todos estes procedimentos unidos, com certeza, contribuirão para a saúde dos seus fios.
E o que não se deve fazer?
É quase uma intuição natural saber o que é prejudicial, mas, ainda assim, insistimos em fazer certas coisas inevitáveis, seja na hora da pressa ou mesmo naquela busca incansável pelo cabelo perfeito. Veja o que você NÃO deve fazer.
- Fazer qualquer procedimento químico no cabelo num período menor do que o recomendado
- Deixar resquícios de condicionadores, cremes hidratantes, shampoos ou qualquer produto capilar que não seja considerado sem enxágue
- Tentar disfarçar o ressecamento dos fios com chapinha ou secador
- Fazer chapinha quando se está com algum tipo de creme para pentear ou qualquer creme sem enxágue que não tenha propriedades de proteção térmica para os fios
Melhor prevenir do que remediar
Esse tão famoso ditado serve também para a saúde dos cabelos. Se você hidrata seus cabelos, usa protetor solar capilar, corta as pontas ressecadas, usa bons produtos e não exagera nos procedimentos químicos, ou mesmo na chapinha, nem mesmo chegará na parte do “remediar”.
Mas sabemos que seguir todas essas recomendações não é assim, tão fácil. Afinal, quando acordamos com aquele amor próprio maravilhoso que nos faz querer ficar lindas para nós mesmas, ou com aquela baixo auto estima que pede um upgrade, não pensamos duas vezes em preencher nosso dia com procedimentos capilares. Mas é sempre recomendável pensar duas vezes, pois certos danos levam muito mais tempo para serem remediados do que levamos para executá-los.
Conheça o curso de Tratamento de Capilares do iPED.